terça-feira, janeiro 26, 2010

Opiário - Álvaro de Campos (Fernando Pessoa)! Uma breve reflexão!

Por ser muito longo, coloco aqui um short cut para o poema que tem andado na cabeça dos Ecléticos.

Agora, a breve reflexão. Ao ler o poema, identifiquei-me em parte com as angústias de Álvaro de Campos, nomeadamente com querer ser um autor publicado. Identifico-me, porque também eu gostaria de ver os meus projectos literario-recreativo-culturais realizados. Reparem que Fernando Pessoa publicou em vida apenas "A Mensagem", apesar das diversas colaborações em revistas culturais. E "A Mensagem" foi publicada em Edição de Autor, para um concurso. Um pouco como eu tenho tentado "abrir à catanada" a passagem para os meus projectos.
Em segundo lugar, em conjunto com o visionamento do videoclip do Opium dos Moonspell, ficou-me no ar a sensação de uma Lisboa underground, fortemente ligada ao Oriente e ao misticismo. Voltarei futuramente a este tema do Opio/Misticismo/Oriente, com uma Breve Reflecção sobre "Tintim e o Lótus Azul".

Opium - Ópio

Fiquei inspirada pelo videoclip....


"A religião é o suspiro do oprimido, o coração de um mundo insensível, a alma de situações desalmadas. É o ópio do povo" (Karl Marx, Collected Papers, 1844).

"Opium"

Após muita discussão entre os fundadores deste blog, achámos por bem colocar este videoclip como  primeiro. Porquê, perguntam vocês?!

1º No passado sábado dia 23 de Janeiro foi o primeiro "Dia Nacional do Metal"
2º Os Moonspell arrasaram nesse dia
3º Acossados pela conferência desse dia, grande é a vontade de partilhar coisas boas
4º Os Moonspell ARRASAM SEMPRE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
5º Fernando Pessoa foi e será sempre o melhor escritor Português!

Boas vindas aos "bons-gostos"!

Antes de mais, boas-vindas a todos!

Pretendemos com este blog mostrar os nossos gostos, novidades culturais, opiniões e alguns disparates e desabafos à mistura. Sintam-se à vontade de comentar e contactar-nos sempre que quiserem.