sexta-feira, fevereiro 19, 2010

Os segredos enterrados de Lisboa (alguns...)


Aqui ficam 12 vídeos muito interessantes que nos mostram um pouco mais desta nossa bela Capital, deste nosso belíssimo País.

Lisboa debaixo de terra: Os Moinhos de Vento








Lisboa debaixo de terra: O Teatro Romano








Lisboa debaixo de terra: O Reservatório da Patriarcal








Lisboa debaixo de terra: O Palácio Foz








Lisboa debaixo de terra: O Padrão do Chão Salgado








Lisboa debaixo de terra: O Núcleo Arqueológico da Rua dos Correeiros








Lisboa debaixo de terra: O Convento de Corpus Christi









Lisboa debaixo de terra: O Aqueduto das Águas Livres



Lisboa debaixo de terra: Bairro Estrela D'Ouro








Lisboa debaixo de terra: As Galerias Romanas da Rua da Prata








Lisboa debaixo de terra: A Sé de Lisboa








Lisboa debaixo de terra: A Muralha Fernandina




terça-feira, fevereiro 16, 2010

O que Faz Falta? Lutar!

Numa altura em que as providências cautelares cheiram a mofo (para não dizer bafio e fascismo), em que parece que querem controlar os meios de comunicação, em que paira pelas nossas cabeças a censura, que tal ouvirmos os "Censurados" cantar "O que Faz Falta" do Zeca?



A letra da música pode-se encontrar aqui.

segunda-feira, fevereiro 15, 2010

Outra forma de passar a mensagem.


A Super Cholita é uma Mangá Boliviana criada pelos autores de BD bolivianos Rolando Valdez e Santos Callisaya. Super Cholita segue o estilo classico de Osamu Tezuka (somente o grande mestre e "pai" da Mangá, o criador da BD japonesa moderna). Qual a história? A Super Cholita é uma indigena boliviana, que combate a corrupção e à qual o presidente Evo Morales recorre para o ajudar. Uma Mangá Revolucionária! Digo também que Cholo é o nome que se dá aos indigenas Andinos, nomeadamente Evo Morales.


Avatar! Um Hino ao nosso Planeta, à Natureza! Ou mais alguma coisa????

Já há alguns dias fomos ver este magnifico filme. Em 3-D, como manda, a partir de agora, a regra cinéfila cá de casa. Sim, nunca tinha visto um filme em 3-D. Sim, é uma experiência a repetir-se.
Como não me apetece estar a fazer uma grande dissertação sobre o filme, depois do que aqui foi dito e do que se tem dito por aí fora, ficam agora alguns apontamentos para quem quiser pensar no assunto:
  • As novas tecnologias abrem cada vez mais caminho à inovação.....e estou a falar quer da excelente qualidade e efeitos colocados no filme, como na tecnologia prevista na própria historia;
  • O avanço tecnológico e ciêntifico, se não fôr enquadrado num Estado Democrático, arrisca-se a servir quem atenta contra a Democracia (aliás, sobre isso fiz em tempos uma dissertação que valeria a pena trazer aqui um dia);
  • A Humanidade explora qualquer recurso até à exaustão e o Capitalismo gera insustentabilidade;
  • A existência de exércitos, forças de segurança privada, etc, ao serviço de empresas, facto provocado pela constante profissionalização e consequente mercantilização das Forças Armadas, dá sempre barraca (veja-se o que aconteceu com a Blackwater no Iraque ou, mais "recentemente", com o Império Romano e a utilização de mercenários), daí a necessidade dos Estados terem Forças Armadas empenhadas na defesa da Democracia e sustentadas por um Serviço Militar Obrigatório, e não pelo voluntarismo/profissionalização;
  • O espirito pagão / celta / "roots bloody roots" é o garante do futuro do nosso planeta, a par com a Revolução Socialista, única construção colectiva da Humanidade que será capaz de acabar com a exploração do homem pelo homem, apenas e só a principal causa da insustentabilidade do Capitalismo;
  • Após ganharem milhões com blockbusters, os grandes de Hollywood caem na real e começa-lhes a pesar a consciência...e começam a fazer filmes comprometidos, mesmo que ganhem mais uns milhões pelo caminho...aqui o Figueiredo tem estado do mesmo lado desde que se conhece como gente e não lhe pesa a consciência.